quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Como construir um motor magnético

como construir um motor magnético

Devido ao enorme número de pedidos de mais de duas pessoas... :P, resolvi fazer uma ilustração didática do modelo base para construção de um motor magnético de movimento perpétuo e continuo sem redundâncias obviamente hehe.
Esquematicamente dividi o controle primário em três blocos, comuns em máquinas construídas para automação industrial.
1. Atuador (elemento cor laranja) - Uma das técnicas mais comuns de ultrapassar o lock magnético é de carater mecânico. Também poderiamos usar eletroimas. Este é o elemento que atua diretamente no rotor. Seria como o estator, só que pode ser móvel. 
a) Pêndulo flexível - É qualquer forma de afastar o estator temporariamente. Uma lingueta flexível ou uma haste curvada. O desenho deste movimento deve ser parecido com o feito com as mãos. O importante é a curva descrita pelo imã que atua no movimento. 
b) Eletroíma - Mantêm a polaridade de atração durante toda uma volta do rotor, usando um pulso de inversão proporcional ao tempo de passagem pelo unlock point.
2. Circuito controlador - Todo motor magnético se liga por impuso manual ou bateria. Neste caso este circuito tem a função de controlar o atuadorassim que o sensor detectar o unlock point. Este ponto é estrategicamente calculado para um instante antes do famoso lock magnético e deve ser precisamente calculado.
3. Finalmente o sensor - Este sensor pode ser mecânico-ótico, eletromecânico ou somente mecânico. Neste último caso haverá desgaste de material e não é recomendado para projetos de escala industrial.
Ultrapassando o Lock magnético
Seja modelo ESPIRAL ou V-GATE, o lock magnético pode ser vencido por alguma estratégia mecânica, eletromagnética ou mecânico-ótica. Uma das técnicas mais comuns de ultrapassar o lock magnético é de carater mecânico. Também poderíamos usar eletroimas ou sensores óticos.
E voilá! Energia livre e sem poluição :D
ilustranatal.blogspot.com - saber mais sobre motores magnéticos.

3 comentários:

  1. Maravilha amigo, gostei muito em saber que existe gente que gosta de compartilhar o que será sem dúvida a energia do futuro...gostaria de aprender a construir essa engenhoca...vc me ensina?

    ResponderExcluir
  2. Opa Carlos aí bem vindo a meu humilde site de ilustrações. Legal que gostou do conteúdo. No que se refere a motores magnéticos ainda estou pesquisando também, com alguma dificuldade já que não tenho uma formação acadêmica mais profunda nestes assuntos. O que consegui até o momento reuni em meu outro blog http://ilustranatal.blogspot.com onde você tem os links de pesquisa científica e projetos de motores magnéticos, além dos meus humildes intentos de inventor :)... Continue neste caminho com fé, pois tecnologias de energia livre tem um potencial tão revolucionário e libertário que tem sido sistematicamente boicotadas ao longo da história.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Matheus...
    Não tenho formação acadêmica no assunto, mas muito me interesso...
    Gostaria de ter alguma iniciação neste tipo de pesquisa... qual a tua sugestão?
    Um abraço e obrigado pelo empenho!
    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir

Comente para aumentar meu Pagerank! :D

Fill out my online form.